O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) é a menor espécie de tatu do planeta. A espécie faz parte da família Dasypodidae, que são conhecidos por terem uma concha de armadura óssea.
O animal mede cerca de 9 a 15 centímetros de comprimento e um dos únicos mamíferos subterrâneos da América do Sul. Possui uma carapaça, como qualquer tatu, pelagem branca e macia. A cauda possui um tom rosa claro e por isto também é conhecido como Tatu fada rosa e Tatu encantador.
Este tatu é um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado no subterrâneo das planícies da Argentina, também conhecidas como “pampas argentinos”. Na superfície, ele é encontrado em pastagens secas, plantas de areia com arbustos e cactos. A pecuária na região é um dos motivos de declínio da espécie que utilmamente tem sido protegida por ambientalistas.
Passa quase todo tempo de baixo da terra, alimentando-se de insetos e vermes. Ocasionalmente ele se alimenta de plantas e materiais de raiz. Um excelente cavador, pode se enterrar completamente em questão de segundos, principalmente se sentir ameaçado.
Assim como a toupeira marsupial e as toupeiras douradas, o pichiciego é chamado de "nadador de areia" porque usa as garras dianteiras para agitar a areia, permitindo-lhes "nadar" por ela como se fosse água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário